quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Game Boy

Game Boy


O Game Boy é um console portátil desenvolvido pela Nintendo, lançado em 21 de abril de 1989 no Japão, em 31 de julho de 1989 na América do Norte e 28 de setembro de 1989 na Europa, é o primeiro console da linha Game Boy, foi criado por Gunpei Yokoi e pela Nintendo Research & Development, versões redesenhadas do console foram lançado em 1996 e em 1998, o Game Boy Pocket e o Game Boy Light (somente para o Japão).


O Game Boy é o segundo portátil da Nintendo, criado após a linha Game & Watch lançado em 1980, a diferença é que o Game Boy rodava diferentes games bastando apenas trocar os cartuchos inseridos. Seus principais concorrentes eram o Game Gear da Sega, o Lynx da Atari e o TurboExpress, contudo teve uma aceitação muito maior a dos concorrentes. 


Ele funciona com 4 baterias AA  ou com um adaptador que o conecta à tomadas. Embora não seja o primeiro console portátil do mundo (o primeiro foi um console chamada Microvision, criado pela Milton Bradley Company em 1979), ele certamente certamente foi o portátil  mais popular de sua época.

O Game Boy foi um sucesso absoluto, vendendo muito mais que seus concorrentes como Sega Game Gear, que possuía uma tecnologia superior ao Game Boy.



Vários jogos clássicos, como Tetris, Super Mario Land, Kirby's Dream Land e jogos de Pokemon, fizeram o Game Boy ter um longo período de vida, o que fez com que ele ganha-se vários sucessores, e o mais inovador foi o Game Boy Color, que usava os mesmos jogos do Game Boy mas com várias cores, enquanto o Game Boy original só tinha a tonalidade cinza em um fundo verde.


O Game Boy foi um produto de sucesso, tendo vendido mais de 118,69 milhões de unidades vendidas por todo o mundo e atualmente é considerado um dos produtos mais colecionáveis de videogame.




segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Game Gear

Game Gear

Game gear é um vídeo game portátil, 8 bits, desenvolvido e produzido pela Sega . Fazia parte da denominada 4° geração de consolas e surgiu em resposta ao portátil da Nintendo, o Game Boy, também tinha como concorrentes o Atari Lynx e o TurboExpress. O console foi descontinuado no Brasil e a Coreia do Sul em 1995.


Chamado "Projeto Mércurio" durante o seu desenvolvimento, o Game Gear foi lançado inicialmente no Japão, em 6 de outubro de 1990. Na América do Norte e no Brasil foi lançado em 1991, e na Europa e na Austrália foi lançado em 1992.   


O Game Gear é considerado por muitos um Master System portátil, pela semelhança técnica entre os dois aparelhos. Mas o Game Gear leva vantagem por possuir uma paleta de 4096 cores (512 podem ser usadas ao mesmo tempo) e som estéreo. O Game Gear inclusive contém um modo de compatibilidade  como Master System, permitindo a execução dos seus jogos através de um adaptador (pois o tamanho dos cartuchos e diferente), mas não sendo possível o contrário, devido a citada maior paleta do Game Gear .


Mesmo possuindo especificações técnicas superiores em comparação ao Game Boy, o Game Gear não conseguiu conquistar o mercado esperado por diversos fatores, hoje em dia se discute quais foram os principais erros cometidos pela Sega durante a era GG, dentre quais podemos destacar:

*Mesmo sendo um portátil, o Game Gear ainda era muito grande em comparação ao seu concorrente, o que dificultava seu transporte;
*A necessidade de 6 pilhas AA para faze-lo funcionar;
*A tela possui iluminação interna que consome muito energia, acabando com as pilhas com poucas horas de uso;
*O Game Boy foi lançado um ano antes e já havia ganhado boa parte do mercado, com uma disponibilidade muito maior de jogos.






  

   

FDS Famicom Disk System

Famicom Disk System


O Famicom Disk System foi lançado exclusivamente no Japão em 21 de fevereiro de 1986 como periférico para o console da Famicom . O sistema de disco Famicom  usou cartões de disco, que, na época, ofereceram uma capacidade bastante elevada em comparação com os cartuchos e permitiram uma economia verdadeira.


 Um cartucho de adaptador de RAM, incluído no sistema de disco, continha o controlador da unidade de disco, bem como RAM extra necessária para a operação do jogo. O próprio Disk System incluiu um disco de chip síntese de FM que permitia um som mais realista em jogos do sistema de disco .  

  

4,5 milhões de unidades foram vendidas no Japão e, embora tenha sido anunciada para os Estados Unidos, a Nintendo of America eventualmente decidiu não liberá-la, embora existia uma porta na parte inferior da NES  que não foi usada, o que implicaria que teria sido usado para uma add-on baseado em disco semelhante ao Famicom Disk System. Diskun era mascote para o hardware . 



quarta-feira, 15 de novembro de 2017

FBA FinalBurn Alpha

FinalBurn Alpha


O FBA, também conhecido por FinalBurn Alpha ou simplesmente FBA, é um emulador de código aberto das placas Capcommodelos CPS-1,2 e 3, além de outras placas de arcade como a do SNK Neo-Geo, Toaplan, Cave a várias outras. As últimas versões do emulador trazem ainda a possibilidade de emular os consoles Mega Drive e Super NES, ainda em aperfeiçoamento mas com a jogabilidade satisfatória. O sucesso do emulador fez com que houvesse a criação de ports para o Xbox 360 e Playstation 3, sob o nome de FBANext.


O projeto partiu do extinto emulador FinalBurn desenvolvido por Dave, um programador que o publicou no dia 31 de agosto do ano 2000. O emulador, a princípio, servia apenas para o jogo AfterBurner, mas logo recebeu outros ports de clássicos da Sega, como o Rail Chase e o Galaxy Force 2. Nessa mesma época, outro desenvolvedor, desta vez conhecido por Razoola, do site CPS-2 Shock estava próximo de conseguir o decrypting da placa Capcom conhecida como CPS-2, concluindo o trabalho no dia 3 de janeiro de 2001, fato que permitiu Dave publicar sua versão final do FianlBurn  que rodava o jogo Street Fighter Zero e dar início a toda uma geração de emuladores de placas Capcom .



Com o tempo, o FinalBurn foi abandonado e seu código foi publicado sob uma licença livre, servindo então de base para vários Forks, como o "FinalBurn Evolution" e o "FinalBurn Shufle", que reiteradamente desrespeitou a licença original. Além deles, o "FinalBurn Alpha" se apresenta como o Fork que mais tem se destacado e que se mantém ativo e, atualmente, o "FinalBurn Alpha Team", que desenvolve o FB Alpha, é composto por BarryHarris, Jan_Klaassen, KEV, LoopMaster, Mike Haggar, Hyper Yagami, iq_132 e Ayeye .  





A versão de android após a instalação, ela vai fazer um download de 100mb adicionais .