terça-feira, 18 de dezembro de 2018

PS1 (PSX)

PS1 (PlayStation 1)





O PlayStation (oficialmente abreviado PS), frequentemente chamado de PlayStation 1 ou ainda PSOne, foi o primeiro console de vídeo game fabricado pela Sony, lançado em 3 de dezembro de 1994 no Japão, 9 de setembro de 1995 nos Estados Unidos e em 29 de setembro de 1995 na Europa. Desde o seu lançamento até 2006, quando sua produção foi cancelada, o PlayStation vendeu mais de 100 milhões de unidades. Ocupa a posição de segundo console de mesa mais vendido no mundo, com mais de cem milhões de unidades vendidas, superado apenas pelo seu sucessor, o PlayStation 2, que teve mais de 150 milhões de unidades comercializadas.



História


A origem do PlayStation remonta a 1992, quando a Nintendo planejava uma expansão de CD-ROM para o Super Nintendo. A Sony, que já havia desenvolvido o chip de som do SNES, foi escolhida para desenvolver a expansão. Durante o projeto as duas empresas entraram em desacordo. A Sony queria uma percentagem das vendas do aparelho (renomeado para PlayStation) e dos jogos mas a Nintendo não aceitou. Em seguida a Nintendo anunciaria uma nova parceria com a Philips, desfazendo o contrato com a Sony.



O “Play Station X” já se encontrava em avançado estágio de desenvolvimento e não foi difícil para o engenheiro chefe da Sony, Ken Kutaragi, convencê-la a terminar o projeto e lançá-lo no mercado como um videogame independente. Assim, ele foi lançado no final de 1994, no Japão, totalmente remodelado e sem nenhum laço com a Nintendo. O console ainda recebeu massivo apoio da EA e sua linha esportiva EA Sports.

Vários jogos contribuíram para o sucesso do console, como Clock Tower, Resident Evil, Parasite Eve, Silent Hill, Gex, Rayman, Crash Bandicoot, Spyro the Dragon, Megaman X4, Tomb Raider, Medal of Honor, Dino Crisis, Tekken, Gran Turismo, Twisted Metal, Final Fantasy, Winning Eleven, Syphon Filter entre outros.

O PlayStation popularizou um acessório que, embora já existente em outros consoles (NEO-GEO, por exemplo), não havia ganhado vida plena: o Memory Card. O cartão de memória permitia salvar dados dos jogos e o progresso do usuário no jogo para continuar do ponto em que parou.


Mesmo com a chegada de concorrentes mais poderosos como Nintendo 64, Sega Saturn e o Dreamcast, o PlayStation continuava sendo o console mais vendido e com uma extensa biblioteca de jogos de grande sucesso. O sucesso da marca Playstation havia se estabelecido.

Em meados de 2000, o PlayStation foi redesenhado, ficando menor e com curvas arredondadas. Esse modelo recebeu o nome de PSOne, agora na cor branca. Nesse mesmo ano também foi lançado o sucessor PlayStation 2.



O PlayStation foi sendo abandonado aos poucos e teve sua produção encerrada em 2006 com a incrível marca de mais de 100 milhões de unidades vendidas em todo mundo. Foi o console mais vendido da 5° geração, superando Sega Saturn e Nintendo 64.

Controle

O joystick do PlayStation, que implantou um design completamente inovador e bastante ergonômico, graças às duas saliências inferiores para melhor empunhadura das mãos, veio a se tornar quase um molde para controles de plataformas futuras (de fato, para os PS seguintes o formato permaneceu inalterado enquanto que para a maioria das outras plataformas o desenho foi tomado como base). Teve, contudo, ao que parece, um elemento de inspiração no controle do SNES: botões na parte superior (os chamados L e R); mas, como melhoria ao recurso, a manete da Sony implementou quatro botões no topo (L1, L2, R1 e R2).


Em 1997, após colocar o console na liderança, a Sony decidiu lançar um upgrade para o joystick do aparelho: o DualShock, que introduziu duas mini-alavancas analógicas, além de um sistema rumble, recurso que fazia o dispositivo vibrar nas mãos do jogador de acordo com o que acontecia nos jogos. Controles analógicos (entradas de dados não-digitais). Contudo, a partir do controle DualShock do PlayStation, a possibilidade de movimentos de intensidade variável - por exemplo, o esterçar de volante em um carro ou a própria intensidade de aceleração e frenagem em um jogo de corrida - foi possível em jogos rodados em TVs.


Os 10 jogos mais vendidos do PS1

1. Gran Turismo (lançamento: 1997) Cópias vendidas: 10.8 milhões

2. Final Fantasy VII (lançamento: 1997) Cópias vendidas: 9.8 milhões

3. Gran Turismo 2 (lançamento: 1999) Cópias vendidas: 9.37 milhões

4. Final Fantasy VIII (lançamento: 1999) Cópias vendidas: 8.15 milhões

5. Tomb Raider II (lançamento: 1997) Cópias vendidas: 8 milhões

6. Metal Gear Solid (lançamento: 1998) Cópias vendidas: 7 milhões

7. Tomb Raider (lançamento: 1996) Cópias vendidas: 7 milhões

8. Crash Bandicoot (lançamento: 1996) Cópias vendidas: 6.8 milhões

9. Crash Bandicoot 3: Warped (lançamento: 1998) Cópias vendidas: 5.7 milhões

10. Final Fantasy IX (lançamento: 2000) Cópias vendidas: 5.3 milhões


Ficha Técnica

CPU:R3000A RISC CLOCK: 33.8Mhz
RAM: 2 Megabyte
GPU: CXD8561C0 53,2Mhz 
Mídia: CD 700MB













sábado, 15 de dezembro de 2018

PSP PlayStation Portable

PSP PlayStation Portable


Playstation Portable, também conhecido pela sigla PSP, é um console portátil de videojogos da família PlayStation desenvolvido pela Sony Computer Entertainment. Foi anunciado na E3 de 2004 e lançado em 12 de dezembro de 2004 no Japão, e nos Estados Unidos em 24 de março de 2005. Seu principal concorrente era o Nintendo DS, console portátil da Nintendo. O console PSP é o um dos melhores da sétima geração e um dos melhores portáteis do mundo junto com o Nintendo DS, Nintendo 3DS, Gameboy, Gameboy Color, Gameboy Advanced, ETC...

Seguindo a tendência da família PlayStation, o PSP possui outras funções além dos jogos, como leitor de áudio, vídeo e acesso à Internet sem fio via rede Wi-Fi. Seus gráficos são semelhantes aos do PlayStation 2. Outro atrativo da PSP é sua tela widescreen de 4,3 polegadas com alta luminosidade e definição.

                                      

O console foi vendido até o ano de 2014, tendo vendido aproximadamente 80 milhões de unidades, o acesso à PlayStation Store foi encerrado em 31 de março de 2016. Foi sucedido pelo PlayStation Vita lançado em 17 de dezembro de 2011.



Com um hardware robusto, o PSP tornou-se o sistema portátil mais potente quando foi lançado, apresentando gráficos semelhantes aos do PlayStation 2, além de possuir outras funções como leitor de áudio, vídeo e acesso à internet sem fio.
                                     
Seu design é outro ponto que conquistou os jogadores, apresentando uma tela com o tamanho de 4,3 polegadas e uma resolução de 480×272 pixels, em uma proporção de 16:9 widescreen - formato que não era tão comum na época como é hoje em dia.

Vários modelos diferentes do PSP foram lançados durante a sua vida útil - como as linhas 2000, 3000 e Go - e ele rapidamente se tornou o primeiro competidor real pelo domínio do mercado de portáteis, até então liderado com folga pela Nintendo.

A principal mídia de armazenamento de games do PSP era o UMD (Universal Media Disc), capaz de armazenar 1.8Gb de dados. Esse formato foi desenvolvido pela própria Sony e a princípio serviria apenas para a distribuição de jogos, mas acabaram sendo lançados  filmes, músicas e até seriados em UMD.

Modelos 

PSP 1000

PSP 2000

PSP 3000

PSP GO

PSP E1000

Os 10 jogos mais vendidos do PSP

1° Grand Theft Auto: Liberty City Stories: 6,28 milhões

2° Monster Hunter Freedom Unite: 4,90 milhões

3° Grand Theft Auto: Vice City Stories: 3,84 milhões

4° Daxter: 3,55 milhões

5° Ratchet & Clank: Size Matters: 3,16 milhões

6° God of War: Chains of Olympus: 2,68 milhões

7° Crisis Core: Final Fantasy VII: 2,57 milhões

8° Monster Hunter Freedom 2: 2,42 milhões

9° Need for Speed: Most Wanted 5-1-0: 2,24 milhões

10° Tekken: Dark Resurrection: 2,15 milhões

Ficha Técnica

CPU: MIPS R4000 CLOCK 1-333MHz
RAM: 32MB ou 64MB
MÍDIA: UMD 1.8Gb 
GPU: CLOCK 166MHz 
Resolução de vídeo: 480 x 272
Chip gráfico: Bus 512 Bit





sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Prboom

Prboom


Freedoom é um projeto que visa criar conteúdo aberto para o motor Doom de software livre e de código aberto . O projeto distribui três arquivos IWAD: as duas campanhas single-player chamadas Freedoom: Fase 1 e Freedoom: Fase 2 , e FreeDM , que contém uma coleção deníveisde deathmatch .


O projeto apresenta-se como complementar ao código-fonte livre e aberto do mecanismo Doom , lançado pela id Software em 1997 sob a licença GNU GPL . O conteúdo está licenciado sob a licença permissiva de 3 cláusulas BSD . Ele permite que níveis personalizados e outras personalizações criadas para Doom , Doom II ou Final Doom (por exemplo, arquivos PWAD) sejam usadas com o Freedoom .

Ele é distribuído como arquivos IWAD (dados do jogo) apenas sem um mecanismo de jogo . O jogador deve fornecer uma porta de origem do Doom que sejam portas não oficiais do mecanismo do Doom . O site recomenda o uso de GZDoom e / ou Crispy Doom . No passado, [ quando? O Freedroom exigia um mecanismo de remoção de limites com extensões Boom e não funcionava corretamente com a versão original do mecanismo Doom , devido aos limites estáticos do motor Doom original e à falta de extensões Boom . Atualmente (para a versão 0.11.1), suporte paraAs extensões de barra não são mais necessárias e o Freedoom deve ser executado em qualquer mecanismo de remoção de limite. Espera-se que a futura versão 1.0 do Freedoomseja totalmente compatível, exceto para os buffer overflows do savegame para certos níveis, com o mecanismo Doomoriginal , também conhecido não oficialmente como Vanilla Doom , e, conseqüentemente, com certas portas conservadoras criadas por fãs , como Chocolate Doom .



Freedoom: Fase 1

Este IWAD contém níveis organizados em quatro episódios, semelhantes ao Ultimate Doom original . Isso permite que mods para o jogo original sejam jogados.

Freedoom: Fase 2

Este IWAD contém níveis em uma progressão linear plana, semelhante ao Doom 2 . Isto permite mods para Doom 2 e Final Doom , que consiste em dois megawads independentes: TNT: Evilution e The Plutonia Experiment , para serem jogados.
FreeDM

Este IWAD, compatível com o motor Doom original , é uma coleção de níveis originais de deathmatch, usando a mesma arte que os principais IWADs Freedoom . Além disso, este pode ser usado para jogar mods para Doom 2 e Final Doom .

Mais informações: http://prboom.sourceforge.net/


terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Minecraft Pocket Edition 1.8.0.24

Minecraft Pocket Edition 1.8.0.24


O Minecraft Pocket Edition (Minecraft PE) é a versão móvel do Minecraft para celulares Android e iOS, entre outros. O aplicativo foi publicado na Google Play Store no dia 7 de outubro de 2011 em 17 de novembro de 2011 na Apple Store. O aplicativo é atualizado bimestralmente trazendo correções de bugs e acrescentamento de itens e ações.


NOVIDADES
Novidades na versão 1.2.10:
Correção de diversos erros

Novidades da versão 1.2
Jogo multiplataforma para até oito jogadores em PCs com Windows 10, dispositivos Android, telefones e tablets iOS, Xbox One e plataformas de realidade virtual.
Servidor multijogador online gigante !
Foi adicionado um navegador de servidor ao menu principal para que você possa socializar, jogar e colaborar com milhões de jogadores.
Uma variedades de novos recursos!


Versões do Minecraft Pocket Edition

Xperia Play
Windows 10 Edition
Gear VR Edition 
Apple TV Edition
Fire TV Edition
Android
iOS






Pc Engine CD (Turbografx-CD)

Pc Engine CD (Turbografx-CD)


Console da quarta geração dos videogames, o Turbografx CD / PC-Engine CD-Rom foi inicialmente um acessório lançado para o PC Engine no Japão, que tornou o aparelho o primeiro videogame a utilizar o CD como mídia da história, já no ano de 1988. Posteriormente foi lançado o Turbo Duo, versão que conjugava em um só aparelho o leitor de cartões do Turbografx-16 com o leitor de CD.


O acessório de CD era bastante caro, sendo vendido inicialmente nos Estados Unidos por 399,99 dólares e anunciado como um produto de nicho. Sua linha inicial de jogos era Fighting Street (o primeiro Street Fighter) e Monster Lair. Os jogos tinham o formato "CD-Rom²". Em 1991 a NEC anunciava que já havia vendido mais de meio milhão de unidades do acessório em todo o mundo. 

Em 21/09/91 a NEC lança no Japão o PC Engine Duo, console que trazia em um único aparelho o PC Engine e o acessório de CD (com acréscimo de 192 KB de memória RAM). Os jogos feitos para esse formato com acréscimo de memória são chamados de Super CD-Rom. Para que esses jogos fossem compatíveis com o acessório de CD anterior ao Turbo Duo, foram criados os System Cards, cartões no formato Hu-card que trariam essa memória extra.



O Duo foi o primeiro videogame a utilizar CD como mídia sem a necessidade de acessório. Em outubro de 1992 o mesmo aparelho chegava ao mercado norte-americano com o nome de Turbo Duo. Outras duas versões do Duo foram lançadas no Japão: o Duo-R em 25/03/93 e o Duo-RX em 25/06/94. Mais tarde foi lançado apenas no Japão o formato Arcade CD-Rom², que necessitava do "Arcade Card" para rodar seus jogos.




sábado, 8 de dezembro de 2018

Magnavox Odyssey 2 (O2EM)

Odyssey 2



Odyssey 2 ou Videopac (G7000) foi uma console de videogame (console de vídeo games) bastante popular nos anos 70 e 80.


O console foi criado em 1978 pela empresa Magnavox / Philips (estas empresas uniram-se em 1974 sob a liderança da Philips) como evolução do console da Magnavox anterior, o Magnavox Odyssey, o primeiro console de vídeo games doméstico de sempre.


A consola foi lançada em Julho de 1978 nos Estados Unidos pela Magnavox com o nome Odyssey2.
A consola foi lançada em Dezembro de 1978 pela Philips em vários países europeus com o nome "Videopac G7000", incluindo Portugal. Na França foi usado o nome C52 e a distribuição só ocorreu em 1979.

No Japão a consola foi lancada em 1982 com o nome Odyssey 2 também.
O sistema chegou ao Brasil em maio de 1983. Pelo fato do primeiro console Odyssey nunca haver sido lançado oficialmente no Brasil, a Philips optou por vender seu sucessor no país apenas como "Odyssey", sem o número; isto gera certa confusão entre jogadores brasileiros e os dos demais países do mundo.


A Magnavox projetou uma nova consola chamada de Odyssey 3, tendo sido apresentada publicamente, mas o projeto foi cancelado nos Estados Unidos. A Philips no entanto aproveitou o projeto e lancou na Europa a consola com o nome Philips Videopac + G7400. Existiu também uma consola Philips Videopac G7200.


A nova geração de consolas e jogos da Philips seria na plataforma MSX.
A Philips traduziu alguns jogos para o português, o jogo K.C.'s Krazy Chase! (um clone de Pac-Man) foi lançado no Brasil como "Come-Come" e o jogo Pickaxe Pete foi lançado como "Didi na Mina Encantada" (protagonizado pelo personagem Didi Mocó de Renato Aragão). O jogo jogo Pac-Man foi mais tarde proibido devido a problemas legais com a Atari.

Na Coréia do Sul, primeira onde esta bem bom ele foi lançada em 1983.


DADOS TÉCNICOS:

Processador: Intel 8048; clock:1,79 MHz
Memória RAM: 256 bytes; 64 bytes no processador 
Memória de vídeo (VRAM): 256 bytes
Gráficos: Intel 8244 custom Áudio/Vídeo IC; 16 cores possíveis; 4 sprites suportados
Som: Intel 8244 custom Áudio/Vídeo IC
Resolution: 280x192
Sprites: 4
Sound: 1 - channel mono
Game media: 2K programmable game card