Neo Geo

Neo Geo


A sigla SNK (hoje SNK Playmore) é uma abreviação de Shin Nihon Kikaku (Projeto Novo Japão) e a empresa foi fundada em 1978 em Osaka por Eikichi Kawasaki com o propósito de criar e produzir programas eletrônicos e componentes de informática para uma série de usos. Neo Geo é uma família da hardware de videogames desenvolvido pela SNK. No mercado de 1990 a 2004, a marca originou-se com a liberação de um sistema arcade, o Neo Geo MVS e sua contraparte de console doméstico, o Neo Geo AES. Tanto o sistema arcade quanto o console foram poderosos para o tempo e o AES permite a compatibilidade perfeita dos jogos lançados para o MVS. No entanto, o ponto de preço elevado tanto para o console AES quanto para os seus jogos impediu-o de competir diretamente com seus contemporâneos, Sega Genesis, Super NES e TurboGrafx-16. No entanto, o arcade MVS tornou-se muito bem sucedido em lojas no Japão e na América do Norte. O preço do console custava US$ 649.99.


Não demorou muito tempo para que a empresa lançasse o seu primeiro fliperama em 1979, “Ozma Wars“, um shooterespacial vertical ao estilo “Space Invaders“. No mesmo ano também foi lançado “Safari Rally“, jogo de corrida com uma mecânica extremamente simples numa espécie de labirinto florestal. Nos anos 80 a empresa melhorou a qualidade dos seus arcades, com o shooter espacial “Vanguard” (1981). Esse ano também marcou a fundação da divisão da SNK nos EUA, com a intenção de lançar os seus fliperamas na região (coisa que antes era feito por outra companhia).


Anos depois, a SNK lançou o Neo-Geo CD lançado em 1994, um console mais econômico com jogos lançados em discos compactos, custavam em torno de U$50,em contraste com os cartuchos de jogos Neo Geo AES que custam até US$ 300. O console recebeu um sucesso limitado, em parte devido ao seu lento CD-ROM. Na tentativa de competir com jogos 3D cada vez mais populares, a SNK lançou o sistema de arcade Hyper Neo Geo 64 em 1997 como o sucessor do MVS em envelhecimento. O sistema não correu bem e apenas alguns jogos foram lançados para isso. Um console de casa planejado com base no hardware nunca foi lançado.
 A SNK ampliou a marca ao lançar dois consoles de mão, o Neo Geo Pocket e mais tarde o Neo Geo Pocket Color, que brevemente competiram com o Game Boy da Nintendo. Logo após a sua liberação, a SNK encontrou vários problemas legais e financeiros - no entanto, o Neo Geo MVS e AES original continuaram a receber novos jogos sob nova propriedade até serem oficialmente descontinuados em 2004, terminando a marca.


Independentemente da falha no hardware Neo Geo posterior, os jogos para MVS e AES originais foram bem recebidos. O sistema gerou várias séries de longa duração e aclamadas pela crítica, principalmente lutadores 2D, incluindo Fatal Fury, Art of Fighting, Samurai Shodown e The King of Fighters, além de jogos populares em outro gêneros, como a série Metal Slug e Baseball Stars. Em dezembro de 2012, a SNK Playmore lançou um console de mão baseado no AES original, o Neo Geo X. A partir de março de 1997, o Neo Geo vendeu 980 mil unidades em todo o mundo. O Neo Geo Pocket Color também foi louvado por múltiplas inovações e uma biblioteca muito substancial, apesar da sua curta vida.


Em 1986 a SNK já havia produzido 23 jogos em arcade, sendo os seus maiores sucessos “Mad Crasher” (1984), “Alpha Mission” (1985) e “Athena” (1986), esse último um jogo de plataforma 2D, e foi o primeiro a ganhar uma versão para videogames caseiros, o Nintendinho 8 Bits em 1987 (a versão arcade era bem mais superior, mas a versão NES foi bem popular).
Mas sem dúvida o game mais popular desse época foi “Ikari Warriors“, também de 1986 e que aproveitava o sucesso de “Rambo” nos cinemas e mostrava um shooter de guerra com visão aérea, ao estilo de “Commandos“. O título fez bastante sucesso e ganhou vários ports para os videogames e computadores da época, e teve ainda duas sequências.




Neo Geo AES – um fliperama dentro de casa

O Neo Geo funcionava exatamente igual à MVS: dentro do videogame, apenas os processadores; todo o resto estava dentro do cartucho. Isto resultou em um fato curioso, que acabou se tornando uma peculiaridade do Neo Geo: o cartucho era quase do mesmo tamanho que o videogame! Cada controle também era do tamanho do próprio console, e desenhado para se parecer com um controle de arcade, com uma “manivela” (com bolinha e tudo) e quatro grandes botões, ao contrário dos botões direcionais e delicados dos consoles da época. Ele também tinha os mesmos dois processadores, um de 16 bits, e o outro de 8 bits, com uma placa de som Yamaha YM2610 com 15 canais de som; porém, o Neo Geo tinha um defeito grave: era muito caro.
O seu preço era extremamente alto em comparação aos outros videogames da época: US$ 650, e os cartuchos passavam fácil dos US$ 200 (o valor de um Mega Drive ou Super Nintendo). Apesar de ser para poucos, o videogameimpunha respeito, tanto pelo tamanho como pela altíssima qualidade dos jogos, que eram idênticos aos dos fliperamas. Os seus cartuchos também eram enormes, assim como os controles e o próprio console. Anos antes do surgimento do primeiro PlayStation, o Neo Geo já usava cartões de memória removíveis para salvar os seus jogos, que inclusive também eram compatíveis com vários arcades.



A decadência

Apesar do Neo Geo não ser um console muito popular, a SNK fazia bastante dinheiro com os seus jogos de luta, mas no final dos anos 90 o gênero foi perdendo força na preferência dos consumidores, e o próprio mercado de arcades/fliperamas perdia o seu espaço, agora com videogames mais poderosos que ofereciam experiências tridimensionais, coisa que o Neo Geo era incapaz de fazer.

Em janeiro de 2000 a SNK passava por uma crise financeira e acabou sendo comprada por uma empresa que produz jogos pachinko (máquinas tipo as de cassinos para ganhar prêmios em dinheiro), a Aruze, que começou a produzir suas máquinas com os populares personagens dos jogos da produtora. Foi nessa época que saiu “Capcom vs SNK“, jogo que juntava personagens das duas empresas, chegou a fazer sucesso, mas a maior parte dos lucros foram para a Capcom, que desenvolveu o jogo (a SNK também lançou sua versão do vs). As coisas iam de mal a pior e foi quando o fundador original da SNK, Eikichi Kawasaki, deixou a companhia junto com outros executivos e fundou uma nova empresa em 2001, a Playmore.


Em outubro de 2001 a SNK entrou em colapso e pediu falência, colocando os direitos de propriedade intelectual de suas franquias em licitação. Vários empregados debandaram e fundaram uma nova produtora de games, a Brezzasoft. Durante esse período, a SNK licenciou o uso e produção de suas franquias para várias outras empresas, como a Eolith (que ficou com KoF entre 2001 e 2002), a Mega Enterprise (que produziu Metal Slug 4) e a Noise Factory (que fez Sengoku 3).

A linha de produção do Neo Geo foi descontinuada em 1997, mas os jogos oficiais, tanto para arcade como console, foram lançados até 2004, sendo que o último título da SNK para o sistema foi o “Samurai Shodown V Special“, em 2004. Foram longos 14 anos com jogos cultuados até os dias de hoje.


Consoles portáteis 


O Neo Geo Pocket foi o primeiro computador da mão da SNK na família Neo Geo. Apresentando uma exibição monocromática, foi originalmente lançado no final de 1998, exclusivamente no mercado do Japão e Hong Kong. As vendas inferiores às esperadas resultaram em sua descontinuação em 1999, após o que foi imediatamente alcançado pelo Neo Geo Pocket Color, que tinha uma tela a cores.


O Neo Geo Pocket Color é a versão final do console da família Neo Geo. Desta vez, também foi lançado nos mercados norte-americanos e europeus. Cerca de 2 milhões de unidades foram vendidas em todo o mundo. O sistema foi descontinuado em 2000 na Europa e América do Norte, mas continuou a vender no Japão até 2001.



Em dezembro de 2012, a Tommo lançou um novo computador de mão Neo Geo na América do Norte e na Europa, licenciado pela SNK Playmore. É um dispositivo portátil baseado em fonte aberta como o Dingoo, mas fechado para emular jogos Neo Geo, com 20 jogos embutidos, chamado Neo Geo X. Efetivamente em 2 de outubro de 2013, para proteger sua propriedade intelectual como "NEOGEO" e "SNK", a SNK Playmore decidiu encerrar a licença dada à Tommo e ordenou cessar imediatamente as vendas do Neo Geo X Arcade Stick. A SNK acrescentou que "medidas decisivas serão tomadas contra todos os produtos NEOGEO X não aprovados não sujeitos ao Contrato de Licença".


Produtos

Neo Geo MVS


Neo Geo CD


Neo Geo AES 


Hyper Neo Geo 64



Neo Geo X


Neo Geo Pocket Color 



Neo Geo Pocket





SNK Neo Geo Mini terá 40 jogos



Uma fonte anônima enviou ao canal do YouTube Spawn Wave a primeira imagem do Neo Geo Mini, que será lançado pela SNK em breve. O console é mais um na onda de relançamentos que apelam para a nostalgia, mas o produto da vez traz um design bastante chamativo.


O Neo Geo Mini aparece nas imagens vazadas com o formato de um mini arcade, com controles integrados e um display de 3,5'', tudo em apenas uma máquina.

Para quem não quiser jogar na telinha, será possível utilizar o Neo Geo Mini em uma TV por meio de conexão HDMI. O dispositivo também possui uma porta para conexão de um controle e entrada 
auxiliar.


Segundo o vazamento, o console portátil terá 40 jogos, incluindo clássicos das franquias The King of Fighters, Fatal Fury e Metal Slug. A lista de games é maior do que a disponível em concorrentes como o NES Classic Edition e SNES Classic Edition, lançados pela Nintendo.








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