Dreamcast
Dreamcast
O desenvolvimento do Dreamcast iniciou-se pela produção de dois projetos diferentes: O projeto Black Belt foi desenvolvido pela Sega americana em conjunto com a 3Dfx, enquanto a Sega Japonesa desenvolveu o projeto Dural em conjunto com a NEC e a Hitachi. No final o projeto Dural acabou sendo escolhido, o que levou o time de desenvolvimento do Black Belt a se desligar da SEGA. Posteriormente, o projeto Dural foi renomeado Katana, até finalmente receber seu nome definitivo: Dreamcast (contração de "dream broadcast", "transmissão de sonhos").
O lançamento do Dreamcast no JapĂŁo em 27/11/1998 foi um sucesso, esgotando as 150.000 unidades disponĂveis em um Ășnico dia. Nos Estados Unidos o Dreamcast bateu o recorde de vendas de todos os consoles atĂ© aquela data, com 500.000 unidades sĂł na data de lançamento, em 9/9/1999. No Brasil o aparelho foi lançado pela Tec Toy em outubro de 1999.
Diversas empresas desenvolveram jogos para o Dreamcast. Houve inclusive o apoio da Microsoft, que desenvolveu para o Dreamcast um kit de desenvolvimento baseado no Windows CE, que permitia portar jogos da plataforma PC para o console com mais velocidade e facilidade.
Em abril de 2001 a SEGA anunciou uma mudança de planos, onde estaria desenvolvendo jogos para os outros videogames disponĂveis no mercado. Com isso o Dreamcast estava sendo oficialmente descontinuado. Apesar da boa participação no mercado americano e europeu, a forte concorrĂȘncia do Sony Playstation 2 e os seguidos anos de prejuĂzo aliado Ă s baixas vendas no mercado japonĂȘs ajudaram para que isso acontecesse. Novos consoles possuĂam processadores mais potentes e usavam o novo tipo de disco de mĂdia, o DVD. Nos meses que se seguiram, diversos jogos em desenvolvimento tanto pela SEGA quanto por outras empresas foram cancelados, mas o desenvolvimento de novos jogos ainda acontecem - apesar de raros, e concentrados no mercado japonĂȘs. Fortes comunidades de desenvolvimento caseiro para o Dreamcast, utilizando um Kit de desenvolvimento tambĂ©m caseiro, chamado KallistiOS, ainda estĂŁo em funcionamento e trabalham em diversos jogos, emuladores e aplicaçÔes que dĂŁo um sobrevida ao console.
VMU
Visual Memory Unit (VMU), chamado tambĂ©m de Visual Memory System no JapĂŁo e na Europa, Ă© o principal cartĂŁo de memĂłria da Sega para o console Dreamcast. O dispositivo possui um tela de cristal lĂquido (LCD), capacidade para jogos em multi-jogador (por vias da sua entrada na parte superior), função de segunda tela, um relĂłgio de tempo real, gerenciador de arquivos, memĂłria flash interna, e capacidade sonora. Antes do lançamento do Dreamcast, uma versĂŁo especial da franquia Godzilla, com um jogo de animal de estimação virtual, foi lançado em 30 de Julho de 1998, no JapĂŁo.
Por mais que sua função mais bĂĄsica seja a de ser um dispositivo de armazenamento, o VMU tambĂ©m pode ser utilziado como uma tela auxiliar durante o gameplay e, por vias do uso de programas adicionais (distribuĂdos como extras nas GD-ROMs do Dreamcast), tambĂ©m funciona como um console portĂĄtil. FunçÔes similares a de um console incluem a tela, alto-falantes, um botĂŁo direcional, quatro botĂ”es de ação, a função de interagir com outros VMUs, e a habilidade de baixar jogos adicionais. A cor padrĂŁo do VMU Ă© branca, mas outras cores existem. O JapĂŁo recebeu o lançamento de VMUs personalizados pela Sonic Team, Capcom, e Hello Kitty.
Para ser usado como um memory card e segunda tela, o VMU Ă© plugado diretamente em um dos dois slots de um controle do Dreamcast (duas VMUs podem ser plugadas em cada controle, somando oito VMUs por Dreamcast).
Logo que utilizado pela primeira vez, o jogador é solicitado a colocar a data e hora, e então selecionar uma das miniaturas para utilização de fundo da VMU (vårios jogos de Dreamcast podem oferecer imagens de fundo diferenciadas para o aparelho). Essa imagem é mostrada enquanto o Dreamcast estå na tela de menu operacional de sistema.
Quando o VMU Ă© utilizado independentemente do Dreamcast, o VMU funciona como um gerenciador de arquivos, relĂłgio/calendĂĄrio (com animaçÔes de relĂłgio personalizadas), um e como um console portĂĄtil. VMUs podem ser conectados diretamente um com o outro para facilitar a transferĂȘncia de arquivos, e para jogatina multiplayer.
O VMU funciona com duas baterias CR-2032 de lithium, das quais são colocadas na traseira do VMU, numa tampa fechada por parafusos. Sem a bateria, a VMU ainda pode ser utilizada como um memory card e tela auxiliar, mas não pode jogar os mini-games. Além disso, o VMU sem bateria pode beepar quando o Dreamcast estiver ligado (desde que a VMU esteja conectada num controle de Dreamcast).
10 tops jogos Dreamcast
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Sega Rally 2
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J League Pro Soccer Club wo Tsukurou
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Soulcalibur
Virtua Fighter 3tb
Sakura Taisen 4
Dados TĂ©cnicos
CPU: Hitachi SuperH 4 (128-bit RISC) FrequĂȘncia de clock:200/240Mhz
GPU: NEC PowerVR Series II FrequĂȘncia de clock:200 MHz
MemĂłria RAM: 28 Megabytes
MĂdia: GD-ROM
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