Emulador Nintendo DS

Emulador Nintendo DS 


Nintendo DS Lite


Nintendo DS é um console de videogame portátil desenvolvido e produzido pela Nintendo, lançado em 2004. Ele é visualmente distinto por seu design abre e fecha, e a presença de duas telas, sendo a inferior sensível ao toque. O sistema também possui um microfone embutido, e tem suporte a conexão sem-fio via Wireless Local, permitindo uma interação entre os jogadores dentro de uma pequena área (9-30 metros, dependendo das condições), ou pelo Nintendo Wi-Fi Connection, que permite multiplayer online com jogadores de todo o mundo.

Nintendo DS Fat

As letras DS no nome foram criadas para significar tanto a expressão Dual Screen (tela dupla) e Developers System (sistema de desenvolvedores), que se refere as características inovadoras do gameplay entre os desenvolvedores de jogos. O sistema foi apelidado de Project Nitro durante seu desenvolvimento, assim como o Wii recebeu o codename de Revolution.

No dia 2 de Março de 2006, a Nintendo lançou o Nintendo DS Lite, uma versão reestruturada do Nintendo DS, no Japão. Logo depois, no mês de junho foi lançado também na América do Norte e na Europa. Mais tarde viria o Nintendo DSi, que teria uma interface mais agradável, várias funções, loja virtual, 2 câmeras, as mesmas funcionalidades do Nintendo DS, entrada para cartões de DS e DSi, entrada para cartões SD, telas maiores, processador de 133mhz (o dobro do DS), memória RAM de 16MB (o quádruplo do DS), entre várias outras melhorias.

Nintendo DSi



Especificações gerais

A tela inferior do Nintendo DS está sobre uma tela sensível a toque com sensor de pressão, designada para aceitar comandos da caneta que vem junto com o console (chamada stylus), dos dedos do jogador, ou da thumb stylus: um retângulo de plástico que pode ser adicionado ao fio de segurança que acompanha o portátil. A tela sensível ao toque permite aos jogadores interagir com elementos de um determinado jogo mais diretamente do que apertando botões; por exemplo, em Trauma Center: Under the Knife, a stylus pode ser usada como um bisturi para cortar uma incisão em um paciente com uma doença. Em outros jogos, ela pode ser usada como um mouse de computador para selecionar itens em uma interface "aponte e clique" (Advance Wars: Dual Strike) Os modos de controle mais tradicionais estão localizados nos dois lados da tela sensível ao toque. Na esquerda está um direcional, com um pequeno botão de força acima, e para direita estão os botões ABY, com os botões Select Start logo acima deles. Os botões estão localizados nas extremidades superiores esquerda e direita da parte inferior do sistema, respectivamente. A disposição dos botões pode ser comparada com a encontrada no controle do SNES. O Nintendo DS apresenta caixas de som estéreo, que permitem som do estilo surround (dependendo do software), localizadas em ambos os lados da parte superior do sistema. Esta função é inédita em um portátil da Nintendo, já que toda a linha Game Boy apenas oferecia suporte a um som estéreo através de fones de ouvido ou caixas de som externas.

Tecnologia

O portátil tem uma massa de aproximadamente 275 gramas. O seu tamanho é de 148,7 x 84,7 x 28,9 mm (5,85 x 3,33 x 1,13 polegadas). Ele apresenta duas telas separadas de LCD de 3 polegadas cada, ambas com uma resolução de 256 x 192 pixels. O espaço entre as duas telas é de aproximadamente 21mm, o equivalente a 92 linhas "escondidas". A tela inferior do Nintendo DS possui uma camada de uma resistente tela sensível ao toque, que registra a pressão de um ponto da tela por vez, calculando multiplos pontos se necessário. O sistema usa dois processadores de arquitetura ARM separados, um CPU principal ARM946E-S e co-processadores ARM7TDMI em velocidades de clock de 67 MHz e 33 MHz respectivamente, com 4MB de memória principal, que requer 1,64 volts.

Compatibilidade

O Nintendo DS é compatível com cartuchos de GameBoy Advance; os cartuchos menores de Nintendo DS se encaixam no Slot-1 acima do console, enquanto os jogos de GBA entram no Slot-2, na parte inferior do console. O Nintendo DS não é compatível com games de Game Boy e do Game Boy Color, devido a uma pequena diferença do formato de fábrica e a ausência do processador Zilog Z80 usado nestes sistemas. Esta pode ser uma tentativa de separar o Nintendo DS e a linha anterior de portáteis Game Boy; o GameBoy Advance, por exemplo, possui o Z80 que é capaz de rodar os jogos antigos de Game Boy. Também há a possibilidade disso para manter o baixo custo do Nintendo DS, pois se incluir outro processador o custo de produção seria maior. Devido a essa incompatibilidade, vários projetos iniciaram a emular esta plataforma. Um desses produtos disponíveis gratuitamente é o Goomba emulator.

Versões


Nintendo DS Fat


Lançado em m 21 de novembro de 2004 nos Estados Unidos. Ele é visualmente distinto por seu design abre e fecha, e a presença de duas telas, a inferior age como uma tela sensível ao toque. O sistema também possui um microfone embutido, e tem suporte a conexão sem-fio via Wireless Local, permitindo uma interação entre os jogadores dentro de uma pequena área (9-30 metros, dependendo das condições), ou pelo Nintendo Wi-Fi Connection, que permite batalhas multiplayer pela Internet com jogadores de todo o mundo, e com um flashcard é possível rodar MP3, videos e programas como msn, ds organize, ebook e word além de jogos.


Nintendo DS Lite



Em 2 de março de 2006 foi lançado no Japão, a segunda versão da Nintendo DS, chamado Nintendo DS Lite. Apresenta uma tela com mais brilho, menos peso, uma bateria mais durável, caneta stylus mais grossa e botões mais suaves. Ele conta com uma novidade chamada backlit, uma nova luz e é mais potente. Agora não dá para desligá-la, só ajustá-la de acordo com o ambiente. As demais mudanças são apenas estéticas. O microfone e o medidor de bateria estão no centro, o espaço para colocar a Stylus mudou e a parte superior do novo modelo contém o símbolo (as duas telas), mas mantem o mesmo preço do modelo antigo. Ele está no topo das vendas no Japão.


Nintendo DSi

Em 1 de novembro de 2008 foi lançado no Japão, a terceira versão da Nintendo DS, chamado Nintendo DSi. Apesar de ser mais fino que o Nintendo DS Lite, o console é um pouco mais largo. Além de mudar um pouco no sentido estético, ele conta com uma melhor conectividade. O portátil adquiriu uma nova forma, assim como, suas duas telas (sendo uma touch screen), ter aumentando perspectivamente de 3.00 polegadas á 3.25. O aparelho ficou mais fino e leve que o DS Lite, tendo um acabamento diferente, que evidentemente, diminui as inúmeras manchas em que eram marcadas na versão anterior, também, tendo a stylus mais comprida. Uma das principais diferenças do DSi, foi as duas câmeras que o aparelho ganhou. Uma delas fica virada para o jogador, na parte interna do aparelho, com 0.3 megapixel. E a segunda, fica no lado de fora, atrás do aparelho, com 3.0 megapixel. O novo portátil, teve novos recursos e aplicativos adicionados. Um desses recursos, é o DSi Shop, tendo uma mecânica igual ao do "Wii Shop", é um novo canal de compras em que você compra jogos pelo aparelho, através de DSi Points, adquirido em cartões em lojas autorizadas. Já os aplicativos, ele ganhou um editor de imagens, e músicas, o que fornece um entertenimento maior ao seus novos recursos adicionados.




Nintendo DSi XL

Em 21 de novembro de 2009 foi lançado no Japão, quarta versão da Nintendo DS, chamado Nintendo DSi XL. Apresenta telas maiores e uma maior dimensão global, do que o DSi original. A XL também tem uma bateria muito melhor, especialmente se comparado quando as funções sem fio estão ativos. É o quarto modelo da Nintendo DS, eo primeiro a estar disponível como uma variação de tamanho do mesmo modelo. Iwata disse que as restrições de custo tinha, até então, limitava o tamanho da tela e aspectos multiplayer do jogo portátil consoles, e que o DSi XL oferece "um ângulo de visão melhor sobre as telas," o que o torna o primeiro "sistema portátil que pode ser apreciado com as pessoas que cercam o jogador". Ele argumentou que esta introduz um novo método de jogar jogos de vídeo portáteis, em que aqueles "que envolve o jogador também pode participar de uma forma ou de outra para o jogo". Enquanto o DSi original foi projetado especificamente para uso individual, Iwata sugeriu que os compradores DSi XL dar a um console " lugar fixo em uma mesa na sala de estar ", para que ela possa ser compartilhada por vários membros da família. O DSi XL também é ideal para americanos adultos com grandes mãos e braços mais longos, não produzindo mãos ou desconforto ocular, quando utilizado para períodos prolongados em comparação com o DSi muito menor.

Emuladores

Os emuladores atuais de Nintendo DS incluem DraStic (o mais estável atualmente), iDeaS, DeSmuME, NeonDS, Dualis, DSemu, Ensata, HyperDS e No$GBA (agora pode rodar roms de Nintendo DS, mas agora nem precisa mais da BIOS e o Firmware e as ROMs de Nintendo DS rodam se usar a configuração correta). No entanto, como estes emuladores são relativamente novos, eles não rodarão devidamente a maioria das ROMs de Nintendo DS, Mas No$gba em suas novas versões emulam Nintendo DS cada vez mais (Desde a versão 2.5, a emulação de Nintendo DS chegou ao alto e não ao baixo).

Dados técnicos

CPUProcessador de 67.028 MHz ARM946E-S (ARM) e 33.514 MHz ARM7TDMI
RAM: 4 MB RAM
MídiaCartucho de GBA Cartões Flash do DS






Nenhum comentário